Tuesday, November 13, 2018

Um vídeo de aparência inocente publicado na Internet pode se tornar letal veneno Fabiano Caruana no jogo para a luta pelo título mundial em Londres contra o campeão, norueguês Magnus Carlsen

Magnus Carlsen faz um dos seus primeiros movimentos no quarto jogo do Campeonato do Mundo
Magnus Carlsen faz um de seus primeiros movimentos no quarto jogo do L.G.
LEONTXO GARCÍA
Londres 14 de novembro de 2018 - 00:36 CET
Um vídeo de aparência inocente publicado na Internet pode se tornar letal veneno Fabiano Caruana no jogo para a luta pelo título mundial em Londres contra o campeão, norueguês Magnus Carlsen, porque contém informações importantes sobre a preparação do segredo US. Depois de saber o vazamento, Carlsen jogou na terça-feira sem garra o quarto jogo dos doze agendados, apesar de ter a iniciativa das peças brancas. Não há uma explicação clara dessa atitude. A pontuação é equalizada (2-2).

O campeão tentou se esgueirar quando perguntado sobre o vídeo, publicado pela manhã e se aposentou depois de algumas horas: "Vou vê-lo hoje à noite", foi sua primeira resposta. Por insistência dos jornalistas, ele reconheceu: "Estou ciente de sua existência, mas não dos detalhes". Caruana recusou-se a responder sobre este assunto.

O vídeo mostra imagens de Caruana e sua equipe de analistas -o uzbeque Rustam Kasimyánov, Leinier Dominguez, o romeno Cristian Chirila e americano Alejandro Ramirez durante a sua concentração nos luxuosos patronos alojamento Rex Sinquefield no estado de Missouri (EUA) Tudo parece muito inocente até que de repente imagens Caruana estão em uma sessão de treinamento, analisando várias posições, e acima de tudo, uma imagem do seu computador com a lista de boa parte do repertório de aberturas e defesas (formas para começar um jogo) que se preparou para esta Copa do Mundo em Londres. Esse é precisamente o maior segredo que um jogador de xadrez pode ter antes de um duelo pelo título mundial. Muito provavelmente, os responsáveis ​​pelo vídeo e sua publicação não têm idéia do xadrez.

Uma imagem do vídeo filtrado: no topo, há uma lista de aberturas e defesas incluídas na preparação do Caruana
Uma imagem do vídeo filtrado: no topo, há uma lista de aberturas e defesas incluídas na preparação do Caruana L.G.
Muito poucas horas após o vazamento, Carlsen manteve uma atitude muito estranha no quarto jogo. Ele concordou em entrar em uma variante do Aberto da Inglaterra sabendo que Caruana havia jogado três vezes; O normal em uma situação como essa é que o norueguês teria preparado uma ideia incisiva que surpreenderia seu rival. Mas em vez disso ele jogou passivamente, sem correr riscos. Isso teria sido mais lógico para jogar uma abertura muito incomum, como Carlsen tem feito muitas vezes a fim de obter o seu adversário dos caminhos conhecidos e forçá-lo a pensar por si mesmo desde o início e não para memorizar a dez ou quinze primeiros movimentos.

Na sala havia duas interpretações opostas. jornalistas noruegueses não descartou que, de acordo com os princípios morais vigentes na Escandinávia, Carlsen não queria tirar sangue em uma situação claramente injusta para seu rival, embora em condições normais, o campeão é uma fera da competição e admite que ele gosta quando seus oponentes sofrem. A outra interpretação é muito menos filosófico, e resumiu nestas palavras do veterano mestre australiano Ian Rogers: "Carlsen decidiu ganhar tempo e não correr riscos hoje, para que sua equipe de analistas podem trabalhar profundamente em repouso amanhã [ quarta-feira] para aproveitar essa informação valiosa ".

As consequências do que aconteceu podem ser muito sérias, pois praticamente forçam Caruana a esquecer muito do que ele preparou há meses e a improvisar um novo repertório de aberturas e defesas para os oito jogos restantes. E além disso, pode haver sequências psicológicas importantes para ele e sua equipe.

O vazamento de informações secretas nas Copas do Mundo de Xadrez teve seu auge durante o terceiro duelo Kasparov-Karpov, em 1986 (Londres e Leningrado). Kasparov expulsou três de seus analistas (Timoschenko, Vladimírov e Dorfman) de sua equipe em momentos diferentes, depois de acusá-los de passar material escrito muito confidencial para pessoas próximas a Karpov. Mas neste caso parece não haver traição, mas ignorância sobre os aspectos técnicos do xadrez e falta de rigor no controle da informação.

No comments:

Post a Comment